Na tarde desta quinta feira, 07 de Janeiro de 2016, esteve em Itaituba no sudoeste do estado o vice-governador Zequinha Marinho, então governador em exercício para assinar a expedição da ordem de serviço para o asfaltamento de 5,45 km da estrada do Bis, (001/2016-DTT), que já foi publicada no Diário Oficial no dia 06/01/2016 - pag. 26.
Zequinha Marinho chegou ao município de Itaituba por volta das 16hs30min acompanhado do Secretário de estado de transporte Kleber Meneses e foi recebido por várias lideranças políticas de Itaituba e trairão. Em seguida a comitiva se dirigiu para o balneário Caçador, onde aconteceu a solenidade de assinatura da ordem de serviço. A solenidade contou com a presença do governador em exercício Zequinha Marinho, secretário Kleber Meneses, prefeita Eliene Nunes, vereadores, secretários, funcionários da prefeitura, moradores da estrada do Bis e indígenas da aldeia Praia do Índio.
![]()
O momento era de festa. A luta foi intensa e começou no mês de Abril, mas precisamente dia 13, quando os indígenas interditaram pela primeira vez a estrada do Bis, eles cobravam o asfaltamento da estrada. Segundo eles, no verão a poeira é intensa e no inverno a lama toma conta da estrada e prejudica a trafegabilidade de quem usa a estrada. Na ocasião os indígenas ficaram por três dias no local, deixaram a estrada com a proposta que o estado em parceria com município iria asfaltar a via. Porem a demora e a burocracia do processo licitatório fez com os indígenas voltassem há interditar novamente a estrada do Bis, dessa vez com mais força e apoio de vários empresários que utilizam a estrada. Dessa vez a interdição aconteceu no dia 13 de Outubro e a estrada só desobstruída com proposta da realização da licitação para o asfaltamento.
![]()
Nesse período os indígenas se reuniram com vice-governador em Itaituba e em Belém, alem de receberam uma comissão de deputados encabeçada pelo Deputado Hilton Aguiar, onde os deputados foram ate á Aldeia e prometeram cobrar do governo do estado agilidade no processo licitatório. Hilton Aguiar esteve incansavelmente cobrando do governo do estado agilidade na licitação, o deputado esteve com o secretario de transporte Kleber Meneses em Belém cobrando agilidade no processo.
![]()
A licitação aconteceu e a empresa (Trieng Consultoria e Construções LTDA) foi à vencedora. Na solenidade o sócio diretor da empresa o senhor Arnold garantiu que os trabalhos deverão iniciar neste sábado dia 09 de Janeiro. A obra terá o custo de: (2.987.817,51 R$) e poderá ser concluída no período de 3 a 4 meses. A ordem de serviço foi assinada pelo governador em exercício Zequinha Marinho; Kleber Meneses secretário de transporte, prefeita Eliene Nunes, representante da empresa Trieng e a líder indígena Alessandra Kurapi Munduruku.
![]()
Zequinha Marinho, disse que mesmo com as muitas dificuldades o estado conseguiu o recurso para realizar o asfaltamento da estrada do Bis. Segundo ele tudo foi por etapa, processo licitatório, agora assinatura da ordem de serviço, vem à execução da obra e seguida a tal esperada conclusão. Na oportunidade agradeceu o secretário de transporte Kleber Meneses pelo empenho, a prefeita Eliene Nunes e o deputado Hilton Aguiar pelo empenho em cobrar do estado agilidade no processo de licitação.
Fonte: Junior Ribeiro